O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Salmo 84


O livro dos Salmos não foi escrito por nós nem para nós, contudo revela o coração humano. Portanto, apenas adaptamos sua linguagem, mensagem e propósito e aplicamos a nós e nosso tempo, nosso mundo.
Deus não habita em templo feito por mãos de homens; o templo é símbolo da presença de Deus; somos templo do Senhor. Ef 2.20-22; 1 Co 3.16.
Salmo 82 fala do exílio, 83 da libertação, restauração de Israel e o 84 da alegria do retorno. Salmos vem do hebraico Tehillim (cânticos de louvor). A beleza dos salmos não está nas rimas, mas na associação de idéias.
INICIA COM A ALEGRIA DA PRESENÇA DE DEUS E A DESCRIÇÃO DA CAMINHADA ATÉ ELA:
1.                  Qual amável é o lugar da Tua habitação: hoje se refere a nós. O sentimento de amabilidade ou agradabilidade é sentido ou é um efeito produzido em nó. Tanto internamente nos sentimos regozijados pela presença de Deus quanto é produzido em nós esse aspecto do fruto (benignidade, doçura) que nos guiará no trato para com o próximo.
2.                  Senhor dos exércitos: invencibilidade do Deus de quem se falará no salmo. Poderoso;
3.                  Alma anela (deseja) e desfalecer (abate, desanima): a maneira como o deseja. A amplitude e profundidade da necessidade de Deus. O quanto temos noção de quanto precisamos dEle e o quanto isso influencia nossa vida;
4.                  O meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo: alegria na adoração e adoração com todo o ser;
5.                  Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar: apesar da pequenez (pouco valor) podemos nos achegar à Deus. Jesus cita o pouco valor dos pardais e o cuidado de Deus para com eles.
6.                  Meu Rei e meu Deus: Ele primeiro é aquele que reina sobre mim, depois é aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3.20).
7.                  Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar: os que serviam constantemente na presença de Deus eram bem-aventurados. Devemos lembrar quem Ele é (Deus e Rei) e sempre teremos motivos para louvá-lo e nos alegrar. Feliz o homem que ocupa sua mente e seu tempo nas coisas de Deus.
8.                  Como são felizes os que em ti encontram sua força (cuja força está em Ti):
9.                  E os que são peregrinos de coração: aqueles que estão sempre em busca de Deus, mesmo que não tenham força, buscam o Deus que pode lhes dar. Peregrino é aquele que encara uma caminhada e as coisas que podem lhe sobrevir para alcançar o destino desejado. A busca pela correção, a constante transformação dos mais diversos aspectos de nossa vida
AQUI ELE PASSA A DESCREVER O QUE ACONTECE COM O PEREGRINO:
10.               Ao passarem pelo vale de Baca: vale árido, mas, mesmo nos períodos de maior estiagem e sequidão pode-se experimentar as chuvas. Alegria, felicidade e paz são possíveis mesmo nas situações mais adversas. Deus é a nossa BENÇÃO. Vale das Lamentações, Vale de Lágrimas, Vale das Bálsameiras e Vale Árido. As plantas de bálsamo existentes no vale "choravam", isto é, destilavam um liquido de aroma agradável que deveria tornar Baca um lugar perfumado. Bálsamos são conhecidos por suas propriedades confortantes e calmantes, sendo assim, o escuro vale, de difícil passagem continha seus segredos. Para ir à Sião, obrigatoriamente passava-se por este vale! Os que queriam realmente ir para lá se arriscavam a passar pelo vale. Apear das lágrimas, há o bálsamo que nos conforta e seu cheiro suave que nos alegra. Apesar de Baca, recebo o sustento para chegar à Sião.
11.               Fazem dele um lugar de fontes: cavam poços para chegarem a seus destinos, buscam a vida que está escondida em Deus (tesouro escondido) e também preparam sua vida para poderem ser receptáculo do Espírito, de onde vem a vida.
12.               As chuvas de outono também o enchem de cisternas: Deus nos completa totalmente e nos e suficiente para nos sustentar nessa vida e nos fazer chegar à Sião.
13.               Prosseguem o caminho de força em força: 2 Co 3.18 fala de uma glória cada vez maior (de gloria em glória), seria isso? Ou seria uma renovação de forças diariamente (2 Co 4.16). 2 Co 3.18 E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. Mas todos nós, com o rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. (diariamente temos nossas forças renovadas). Sl 73.26 O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
14.               Até que cada um se apresente a Deus em Sião: o caminhar é em grupo, mas o chegar é individual. Devemos estar de mãos dadas e animando uns aos outros, mas ainda assim é individual. Hb 3.13; 10.25,25.
ISSO LEVA O SALMISTA A UMA ORAÇÃO:
15.               Ouve a minha oração, ó SENHOR Deus dos Exércitos: desejo que nossa oração seja relevante, chame a atenção do Senhor, mas qual nosso pedido? O que estamos buscando? (Rm 8.27; Fp por esta razão me ponho de joelhos). O que é mais relevante para nós? Seria a vontade dEle em nós? E como estamos nos achegando a Ele para orar? Como o publicano ou como o fariseu?
16.               Escuta-me, ó Deus de Jacó: Deus que se revela com propósito e que nos transforma para que faça este propósito em nós.
17.               Olha, ó Deus, que és nosso escudo: proteção. Escudo da fé não é forte pela fé, mas pelo objeto da fé: o próprio Deus. Nossa confiança nEle é essencial, mas é Ele o protetor, não nossa confiança. Sl 125.2 Como os montes cercam Jerusalém, assim o SENHOR protege o seu povo, desde agora e para sempre. Como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
18.               Trata com bondade o teu ungido (contempla o rosto): fala de observar, atentar para nós. Quem é o ungido? Observar o que disse o salmista (Sl 139.1). 2 Coríntios 1.21-22: "Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir").
19.               Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar: os átrios eram a parte mais externa do templo, não era o centro, mas fazia parte. Não precisamos ser estrelas, ser os maiores cantores ou pregadores, ser cheios de talentos dons e ser grandemente usados por Deus ou ser alvos da atenção, das bênçãos ou ouvir a voz de Deus diretamente e constantemente (profecias).
20.               Prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios: a vida com Deus, mesmo com dificuldades, amarguras, sendo escanteado e desprezado pelos homens é melhor que as alegrias deste mundo. Melhor é ser e ter nada com Deus que ser e ter tudo sem Ele. Assim procederam Moisés (hebreus 11) e Jesus (Is 53).
21.               O SENHOR Deus é sol e escudo: o sol é fonte de vida, contrasta com a noite e com as tempestades. Escudo é proteção. Sl 36.9 Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz. Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. Mq 7.8 Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o SENHOR será a minha luz. Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito! Ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei. Se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz. 2 Cr 16.9 Pois os olhos do SENHOR estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.
22.               O SENHOR concede favor e honra: isso é baseado na graça, favor imerecido, é presente, Ele nos “concede”. 1 Sm 2.8: Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar um trono de glória. Pois do Senhor são as colunas da terra; assentou sobre elas o mundo.
23.               Não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade: “certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. Que bens são esses? Não há maior bem que o que advêm da ligação com Deus a partir da vida dedicada completamente à Ele (integridade).
24.               Ó SENHOR dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia: conclui a grande felicidade daquele que tem suas vidas depositadas nas mãos de Deus e confia e depende completamente dEle. Embora seja Deus terrível, é também amoroso e misericordioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário