O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SEGUNDA CARTA DE PEDRO (PARTE II - CAPÍTULO 2)

    No capítulo 2 de sua segunda carta, Pedro fala acerca dos falsos mestres. No final do capítulo 1 Pedro falou acerca dos homens (profetas) de Deus, que falaram inspirados pelo Espírito Santo, e cuja mensagem passaram a fazer parte das Escrituras Sagradas. Contudo, o capítulo 2 se inicia com a lembrança de Pedro de que, mesmo na antiguidade, em Israel, juntamente com os profetas de Deus, que anunciavam Sua Palavra, apareceram também falsos profetas que falavam em nome de Deus, mas cuja mensagem não provinha dEle.
    Vejamos, então o que o Apóstolo nos diz acerca desses homens quanto a seu caráter, suas obras e seu fim.
1. Caráter:
a) Farão das pessoas, negócio, movidos por ganância e com palavras fingidas (v. 3). Querem ter o lugar de Cristo, põe a si mesmo no pedestal, ensinando suas opiniões ao invés da verdade do evangelho. Seu método é a astúcia. Eles só visam o que podem ganham do povo, por isso, falam o que o público quer ouvir, mesmo que seja a mentira. Será que não vemos isso acontecer nos dias de hoje? Até as músicas cantadas só fazem adular o ego das pessoas, não se fala em juízo ou arrependimento, por exemplo. Por que é assim? Por ganância. As palavras fingidas servem para ganhar dinheiro. As pessoas querem músicas que lhes dê certeza da resolução do problema, que lhes dê animo para “vencer”.
b) Seguem a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Pedro diz que são pessoas Dominadas por seus desejos. Tal qual animais, guiados pelo instinto, acabam caindo em armadilhas e findam morrendo. Eles também se guiam por sua natureza decaída, são dominados pelos desejos deste mundo (2 Jo 2.15-17).
c) São atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades (10b-11). Quantos líderes não temos visto no Brasil se auto-concederem títulos (isso pode ser visto em Jz 17-18), arrogando algum tipo de revelação especial de Deus para isso. Se auto-intitulam Bispos, então outros, para se colocaram acima destes se dizem Apóstolos. Depois aparecem os que, para serem o topo do top, se dizem consagrados pelo próprio Deus como “pai-póstolo", o único com autoridade para consagrar apóstolos. Ou seja, Deus delegou o poder que apenas Ele tem, não a Cristo, mas esse homem. Arrogância é a marca deles, Eles querem estar acima de todos e abaixo de ninguém. Desafiam o Diabo, o põe debaixo de seus pés. É o que Pedro diz no que tange à blasfemar as dignidades. Não respeitam ninguém, nem mesmo os anjos. Dizem ter poder de mandar fogo do céu se você os desafiar para mostrar que são homens de Deus. O interessante é que Jesus disse que quem poderia mandar descer fogo do céu para enganar, as pessoas era o Diabo!
d) São nódoas e máculas (V. 13). Esses homens são manchas em nosso meio. Causam nojo, enjôo. Eles mancham o evangelho e a igreja de Cristo.
e) Eles têm os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecar (V. 14); Conforme nos diz Barclay, “Eles vêem em cada mulher uma possível adúltera e busca saber como seduzi-la”. Vejam que boa parte dos que se arvoram que os maiores homens de Deus, acabam caindo em prostituição. Eles são seduzidos por causa de seu orgulho e, depois que cedem, por não se arrependerem , confessaram e abandonarem seu pecado, se afundam cada vez mais no pecado. É o que Pedro diz, eles se tornam insaciáveis no pecado,não se satisfazem com as doses e buscam cada vez mais doses maiores.
f) Têm um coração exercitado na ganância (V. 14); Seguem o caminho de Balaão, que amou o prêmio da injustiça (V. 15). Descaradamente, fazem o povo se desviar do caminho reto por causa de sua ganância. Pregam a mentira e desviam as pessoas de Deus pensando em obter cada vez mais lucro pela exploração das pessoas, a comercialização da fé.
g) São fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade. Pedro diz que aqueles que esperam algo deles acabam por se frustrar e podem até perecer. Imagine as cenas que Pedro descreve:
    Um viajante está no deserto e está precisando urgentemente encontrar água, então vê ao longe um oásis. Ele tem a informação de que há um oásis por ali, mas ainda está muito longe. Sem saber para onde ir, resolve se dirigir para esse oásis, onde deposita toda a sua esperança deescape. Já nas últimas forças, ele chega ao oásis e pensa estar salvo. Contudo, quando percebe, vê que o oásis está seco! Ele se frustra e sabe que está perdido! É isso que ocorre com quem deposita sua confiança nessas pessoas e na sua mensagem.
    Semelhantemente, um agricultor planta suas sementes na esperança de que venha a chuva. O tempo passa e a chuva não chega. Ele tem pouco tempo até que sua plantação feneça. Ele espera muito e já não lhe resta muito tempo. Ele colocou na terra tudo que tinha e se não der certo, não sabe o que fará da vida. Um dia ele avista nuvens vindo, elas parecem ter água. Cria uma enorme expectativa, ele está salvo! Não, não está, não passava de nuvens secas que foram levadas embora pelo vento. Ele está perdido!
2. Obras:
a) Introduzirão encobertamente heresias destruidoras, dentre elas a negação do senhorio de Cristo (V. 1). Seus ensinos parecem ser bíblicos, agradam os ouvidos dos incautos, mas não passam de heresias que vêm para destruir as pessoa, destruir a igreja, destruir o evangelho. Por que as pessoas aceitam? Por que são heresias encobertas. As pessoas não oram, não estudam a Palavra de Deus, como então poderão discernir o certo do errado? O meio pelo qual mais tem entrado encobertamente essas heresias é através das músicas.
b) Promoverão seguidores de suas imoralidades (V. 2). São pessoas completamente desavergonhadas que acabam reproduzindo sua imoralidade na vida de outras pessoas. Mostra de como eles sabem seduzir os outros pelo seu estilo de vida, hoje, é o luxo com que vivem. Não precisamos ir muito longe, basta ver a briga desses homens para saber qual o mais poderoso, o mais popular, o que tem mais seguidores, o que consegue arrecadar mais. Tamanha é a pouca vergonha que agora estão lutando para ver quem consegue ter o melhor, mais luxuoso e mais cara jatinho! Cada “conferência” que fazem, dizem custar um (01) milhão de reais!
c) Causarão a blasfemação do evangelho (V. 2). Não é isso o que mais vemos? A já foi uma das instituições de maior credibilidade, hoje é alvo apenas de blasfêmias em vista de tantos escândalos e roubo descarado dos inconstantes.
d) Blasfemam do que não entendem (V. 12). Segundo Barclay, havia um pensamento judaico de que os anjos teriam seduzido as mulheres e teriam então tido filhos com elas (ver Gênesis 6). Esses falsos mestres justificavam suas vidas dissolutas dizendo que, se os anjos fizeram isso, eles poderiam também. Não sabemos o que exatamente diz essa passagem, não nos parece muito plausível.
Outra coisa que se pode dizer quanto à afirmação de Pedro é que Eles desprezam a vida espiritual. As igrejas que pregam a teologia da prosperidade, confissão positiva e coisas afins não negam a vinda de Cristo, juízo final e coisas do tipo, mas, por outro lado, não se importam com isso, pois focam suas vidas, suas forças, suas pregações e ensinos apenas no que podemos usufruir nesse mundo. Isso é um desprezo pela vida espiritual.
e) Tem prazer em deleites à luz do dia e na festa ágape (V. 14). Eles não tinham mais vergonha alguma. Estavam tão entregues ao pecado, que não se importavam de fazer suas práticas de forma pública, e é isso que temos visto, realmente. Todos estão vendo, o mundo inteiro sabe o que eles dizem e fazem, mas não pensam duas vezes antes de fazer, mesmo na televisão. Falam a mentira como se fosse verdade, e é possível que até eles tenham passado a acreditar em suas próprias mentiras.
f) Engodam as almas inconstantes (V. 14), (ler V. 18). O sábio em Deus, que medita prazerosamente na Palavra de Deus não cai em sua lábia, mas as pessoas não são ensinadas a ler nem tem prazer verdadeiro nas coisas de Deus. Nosso povo anda de igreja em igreja (para não citar outros locais) a fim de, unicamente, resolver seus problemas. Não buscam a Deus, mas a seus próprios interesses. São inconstantes e acabam engodados por esses enganadores. Vejam que Noé não se deixou enganar, pregou a justiça e não se corrompeu como os demais; Ló abominava a devassidão de Sodoma e Gomorra, por isso foi salvo por Deus da destruição.
g) Prometem liberdade, mas eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo (V. 19). Prometem soluções, vitória, mas são escravos do pecado, de si mesmo, dos prazeres do mundo e do Diabo. Eles não têm o que proporcionar a não ser o mesmo fim para que estão reservados, conforme Pedro nos diz.
3. Castigo:
    Veja o que Pedro fala do fim deles:
a) Terão repentina destruição (V.1);
b) Sua condenação está preparada e não tardará e a sua destruição não dormita (V. 3).
c) Seu castigo é tão certo quanto o dos anjos, da geração de Noé e de Sodoma e Gomorra (4-8).
d) Foram feitos para serem presos e mortos (V 12);
e) Perecerão na sua corrupção (V. 12).
f) Receberão a paga de sua injustiça (V. 13)
g) São filhos de maldição (V. 14);
h) Para eles está reservado o negrume das trevas.
    Conclusão:
Nos versículos 20-22 Pedro passa a advertir os cristãos para que não seguissem os passos e ensinos dos falsos mestres. Ele nos diz:
Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.
    Finalizo colocando o que a Diadaquê, que é o ensino dos Apóstolos, escrito ainda no primeiro século, que, dentre outras coisas, falam acerca desses falsos mestres:
1.    Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.
Esses mestres eram itinerantes, viajavam de cidade em cidade ensinando. Os irmãos hospedavam essas pessoas em suas casas. Caso eles quisessem passar mais de dois dias, estavam interessados em ser sustentados, não em anunciar o evangelho.
2.    Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.
Quando eles saíssem para ir para outra cidade só deveriam receber comida para se sustentar até chegar lá. Não deviam receber dinheiro, e se o pedisse é porque eram falsos profetas. Jesus disse aos discípulos na grande comissão que só levassem o mínimo necessário.
3.    Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor.
Se o ensino deles fosse prejudicial, danoso, não deviam dar ouvidos, mas reconhecessem que era Palavra de Deus, proveitosa, deviam acolhê-los como se o fizessem para o próprio Cristo.
4.    Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta.
Se estivessem pregando dizendo “assim diz o Senhor”, “o Senhor me revela que” e sua conduta não é condizente com um homem de Deus, era mentira, eram falsos profetas. O padrão estabelecido é o do Próprio Cristo.
5.    Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta.
Caso anunciassem que o Senhor tinha revelado que deveriam fazer um banquete e ele comer do banquete é falso profeta. Ele estava interessado em comer, por isso disse. Caso não tenha comido, então demonstra desinteresse, Deus realmente falou.
6.    Todo profeta que ensina a verdade, mas não pratica o que ensina é um falso profeta.
A conduta é o fiel da balança. A conduta deve condizer com o ensino do evangelho.
7.    Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
Se disserem que Deus lhes revelou que deveriam dar dinheiro ou qualquer coisa a eles, é falso profeta. Se dissessem que deveriam lhe dar para ajudar os necessitados, deveriam confiar neles.
8.    Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!
Caso eles não concordassem com esse ensino apostólico eles eram falsos profetas movidos por sua ganância. Eram “comerciantes de Cristo”. E adverte o que reverbera até hoje e o fará até o Dia de Cristo:
“TENHA CUIDADO COM ESSA GENTE”

Nenhum comentário:

Postar um comentário