O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Igreja Presbiteriana dos EUA aprova consagração de ministros homossexuais

"Finalmente decidi aos 63 anos que é inevitável", afirmou, segundo o Los Angeles Times. "Acredito que é como deixar que as pessoas negras venham às Igrejas de brancos, ou deixar que as mulheres sejam ministros" (ver reportagem aqui).
Este foi o comentário  de uma pessoa entrevistada acerca da decisão da igreja presbiteriana dos EUA de consagrarem ministros de "orientação" ( ou "opção", ou sei lá o que) homossexual. Não quero aqui destacar o fato dessa decisão em si, mas de onde ela veio. Vejam a expressão "é como deixar que as pessoas negras venham às Igrejas de brancos" e "é como deixar [...]que as mulheres sejam ministros".
Acredito que esta pessoa captou bem o porquê da decisão de permitir tal coisa: má compreenssão do que significa homossexualismo e relativização da Palavra de Deus, ou devo aqui chamar apenas de "Bíblia"? Veremos aqui estes dois pontos, mas especialmente no segundo:

1- "É como deixar que as pessoas negras venham às Igrejas de brancos"

     Em nosso mudo pós-moderno, onde a verdade é relativa e nada é absoluto; onde por conseuquência, tudo se torna plural e individualizado (exemplo disso são as "tribos", cada um com seu próprio estlo), é difícil, para não dizer impossível afirmar algo como verdade. Se formos dizer algo precisamos acrescentar: "bem, essa é a minha opinião", "na minha visão, é assim...". Nunca poderemos dizer que "algo é assim por que é", mesmo que isso seja verdade, já que esta, para os pós-modernos, não existe de forma absoluta (isso é absoluto ou relativo?).
     Assim sendo, fica fácil entender porque os cristão, bem como outros grupos religiosos como os judeus, são tidpo como radicais, fundamentalistas, fechados ao diálogo, que se acham donos da verdade. Portanto, não é aceitável que alguém possa ser contra algo (embora eles sejam contra essa visão). Isso também se dá no campo moral, especialmente no que se refere às questões sexuais. É errado para eles dizer que homossexualismo é errado, que errado é ser contra. Ou seja, embora a verdade para eles seja relativa e cada um, no fim das contas define a verdade (dica: pesquise "desconstrucionismo"), tem algo que é absoluto: homossexualismo é certo e achar que ele é errado é um absurdo.
     Não preciso nem dizer que a própria relativização destrói a si mesma, mas vou além. Em que se baseiam para dizer que é certo, já que não há absolutos morais e que a própria moralidade é apenas uma construção social? Então porque criticam o tratamento disensado às mulheres em alguns países muçulmanos? É cultural! A verdade é que a única base para defender o homossexualismo é porque querem que seja aceitável.
     Mas não sei porque os cristãos parecem abismados com a atitude dos pós-modernos, isso não é muito diferente do que Paulo disse em Romanos capítulo 1.22-32:

      "Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 
      "Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
     "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam."

     O coração humano caído e dominado pelo pecado ficou cego (se obscureceu) e não levou mais conta seu criador, mesmo sendo tão patente seu existência, tanto através da criação quanto por meio da consciência de todo homem. Não só o desprezou como também transformou a verdade de Deus em mentira, literalmente "afogou" a verdade, suprimiu e preferiu a mentira. Por isso Deus os abandonou aos seus desejos pecaminosos, incluindo aí o homossexualismo. Isto está claro.
     Porque, então, embora saibam que isso está escrito na Bíblia eles continuam em tais práticas e não só as praticam, mas também aprovam tais práticas (é possível fazer algo errado, mas saber que é errado, eles ainda por cima consideram como sendo certo e aprovado por Deus)? Proponho aqui duas respostas, embora certamente haja bem mais:

1 - Paulo diz em Romano 8.7: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser". O que ele afirma é o que todo ser humano não regenerado (que não nasceu de novo) não só se nega a se submeter à lei de Deus, mas que ele é incapaz disso, visto que esta dominado pela natureza decaída e sequer deseja algo relacionado a Deus. A isso dá-se o nome de "depravação total do homem", que afirma que todos os homens estão completamente (corpo e espírito) corrompidos pelo pecados e escravos dele, de sorte que não consegue escolher nada que se refere à Deus. Pelo contrário deseja tão somente o pecado (1 Jo 1.15-17). Esse é o primeiro motivo. Se não passar pelo regeneração continuará amando o engano.

2 - Consideram a Bíblia como livro comum, sem qualquer autoridade divina. Para nós protestantes, a Bíblia é a única fonte autorizada de autoridade, é Palavra de Deus e, portanto, tem a autoridade dEle. O que ela diz é verdade absoluta (claro que deve isso deve ser considerado a partir de outro príncipio que aqui não explico: tota scriptura). Contudo alguém dirá: "mas eu creio que a Bíblia é a Palavra De Deus, mas não acho homossexualismo errado". Aí vem outro posicionamento que chega a ser tão ou mais errado que o primeiro: a Bíblia é  relativo.
     Como vimos inicialmente, essa é uma clara visão pós-moderna. A bíblia, para o segundo grupo é a Palavra de Deus, mas tem coisas que são ultrapassadas. Isso é muito claro no que tange as questões de homossexualidade: ou dizem que era porque Paulo era preconceituoso, não gostava de homossexuais ou afirmam que Paulo não era exatamente preconceituoso, mas a cultura judaica em que fora instruído o levava a ter este tidpo de atitude.
     Portanto, a entrevistada tem uma visão bem coerente, embora errada acerca do que é homossexualismo: é como ser negro, só que no sentido sexual! A pessoa nasce assim, por isso não pode mudar, assim, não está errada, pois está seguindo a naturez que Deus lhe deu. Recentemente vi um programa em que a mulher que queria virar homem afirmava que era uma alma masculina em um corpo feminino.

1- "É como deixar [...]que as mulheres sejam ministros".

     Na verdade, quando pensei em fazer este pequeno artigo não visava falar propriamente da questão do homossexualismo, mas tratar de uma hermenêutica (arte e ciência da interpretação) doente que está em pelno uso e cada vez mais corrempe a posição ante o texto das Sagradas Escrituras: ela é relativa. O que quer dizer com relativa? Bem, muita coisa, mas me resumo aqui a apenas o aspecto cultural. Como vimos antes, consideram que Paulo era preconceituoso ou que ao menos a posição contra o homosseuxalismo veio da formaão cultural judaica de Paulo. Qualquer que seja a opção, a consequência é a mesma: isso não é verdade absoluta, ao menos essa parte da Bíblia não é Palavra de Deus, portanto, homossexualismo não é condenado por Deus.
     Mas como disse, o problema aqui tratado é a hermenêutica, por isso gostaria de mostrar, embora não vá tentar me alongar na questão (para isso indico as obras abaixo), isso leva a um outro ponto bastante sensível em nossos dias: a consagração de mulheres ao ministério da igreja. Vejam que não precisa ser nenhum gênio de que foi a teologia feminina que conduziu a teologia homosseuxal. Se o texto bíblico, quando trata da questão da ordenação feminina é relativo, não tendo autoridade para nosso tempo, apenas para a cultura em que Paulo viveu, então porque não ocorreria o mesmo quando a Bíblia fala de homossexualismo?
     A bíblia proíbe veementemente a consagração de mulheres à posição de liderança na igreja: ver 1 Co 11.3-16, 14.33-38; 1 Tm 2.11-15. O argumento de Paulo não é cultural, mas a criação. Ele afirma que foi Deus que criou assim; que a posição entre muler e homem é a mesma entre o Pai e o Filho, ambos são uma essência, mas funcionalmente Jesus se subordinou ao Pai; també mafirma que foi a inversão dessses papéis no Éden que trouxe o pecado oa mundo.
     Paro por aqui, já há outros escritos melhores, este texto servo so para reflexão e para despertar a curiosidade e levá-los a ler mais sobre isso, tanto bons livros quanto a Bíblia, ou melhor, a Palavrade Deus.

Para melhores esclarecimento, vejam
MOHLER JR., R. Albert . Desejo e engano.O verdadeiro preço da nova tolerância sexual. 1ª ed. 2009 Editora Fiel.
MACARTHUR JR., John. Homens e mulheres. Buscando um relacionamento saudável no casamento e o equilíbrio na igreja. Trad. Josué Ribeiro. Rio de Janeiro: Textus, 2001.
LOPES. Augustus Nicodemus. Ordenação feminina: o que o Novo Testamento tem a dizer? Artigo na Fides Reformata, 1997
GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo. Um guia para entender a filosofia do nosso tempo. Trad. Antivan Gumarães Mendes. São Paulo: Vida Nova, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário