O que você encontrará neste locus

Este é nosso para falar do que gostamos. A vida, os amigos, teologia, mundo eclesiástico, poesia, música. E eventualmente, do que não gostamos. Desvios da igreja, da doutrina, pósmodernidade...

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O que é ser farise e o que eu tenho com isso


Lc 18: A proposta é como nós temos nos apresentado diante de Deus
9: A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:
Quem confia em si mesmo deixa Deus do lado de fora, porque se consideravam justos, por isso Jesus veio para os doentes, os que se acham sãos não querem cura porque pensam que são sãos. Todos pecaram e carecem da glória de Deus.
10: “Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
Tinham aparentemente o mesmo objetivo de buscar a Deus, assim como Caim e Abel, mas seus corações eram diferentes.
Fariseu significava separado, surgiram nos tempos dos macabeus e parecem provenientes dos hassidins, que haviam na reforma de Esdras e Neemias se proposto a se separar do pecado e se basear na lei.
Quando dominado por gregos e romanos, foram uma oposição aos dominadores e seus costumes, práticas e religião, mantendo a lealdade à tradição dos pais e exclusivismo judaico. A fim de combater as práticas gregas, resolveram interpretar a lei adequando-a ao novo tempo, de onde veio a crença em demônios, ressurreição dos mortos, anjos, juízo final, esperança messiância. Criam que a salvação do messias era salvar os santos dos pecadores destruindo estes;
A tradição oral suplantou a lei escrita. Diziam que a tradição era para simplificar o cumprimento da lei.           
O fariseu dominava o povo e o que eles diziam era lei. Eles acrescentaram coisas à lei, como o lavar as mãos antes, entre e após as refeições. A sociedade judaica identificava um fariseu como homem de Deus. Os crentes acham seus líderes homem de Deus, também.
Escola de Hilel e Shammai.
Os publicanos eram os menos respeitados, aliados do inimigo, traidores, corruptos e pecadores.
11: O fariseu, em pé, orava no íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
Classificavam os leigos como povo comum Sl 139.21; Jo 7.49. Os fariseus só saldavam seus iguais e só caminhavam juntos destes
Não se enxerga, só vê o ritual que cumpre, se vê justo perante Deus melhor de que os outros homens. As pessoas se colocam em um pedestal, está acima de todos. Não conseguia se enchergar além da máscara que ele mesmo tinha inventado. Praticar a santidade era uma evidência exterior de pessoas piedosas
Eram rigorosos com o dízimo e esqueciam do amor e misericórdia e justiça
Sem reverência. Fingimos para os outros e para nós mesmos que somos perfeitos, mas para Deus não. Dizemos que somos imperfeitos, mas no fundo pensamos que somos perfeitos.
12: Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Rigorosos ao extremo no cumprimento da lei. O dízimo não deveria ser de TUDO. Quem precisa de jejum somos nós, não Deus
No tempo de Jesus tinha 248 ordens e 365 proibições. Quanto mais cumpridores da lei fossem mais próximo estaria o reino messiânico. Os fariseus diziam que quem cumpria a lei é rico em Deus e QUEM cumpre a halachá é mais rico ainda, Jesus diz que rico em Deus são os pobres!
Os que tem fome e sede de justiça ou seja que necessitam dela serão fartos ou justificados, diferente dos fariseus que acham que a tem
Viam um comércio com Deus: fazer algo bom rendia bênçãos, fazer algo mal, rendia maldição Mt 7.28
13: “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
Bater no peito revela do na alma.
Ser propício significa aplaca a ira devida, o publicano reconhece que só a graça de Deus pode lhe salvar.
14;“Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.
A justificação é dada, ver a voz passiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário